Sobre

Este site tem como objetivo oferecer recursos, principalmente em áudio, sobre a fé, a cosmovisão e a piedade reformada.

Recent tags

Remetente e destinatário [Episódio 1]

Remetente e destinatário [Episódio 1]

Olá seja bem-vindo!

Eu sou o pastor Elienai Batista, e este é o primeiro áudio de uma série de quatro, nos quais apresentarei uma pequena introdução à epístola de Paulo a Tito.

Essa pequena série destina-se aos membros e catecúmenos da Igreja Reformada em Paulista, que permitindo o Senhor, ouvirão uma série de pregações na Epístola de Paulo a Tito a partir de 3 de setembro de 2017.

Portanto, essa pequena introdução tem como objetivo fornecer àqueles que ouvirão essas pregações, informações básicas sobre a Epístola a Tito, a fim de que obtenham maior compreensão e proveito de suas leituras e da pregação. Mas também espero que possa ser útil a outros irmãos.

Nesta série veremos os seguintes assuntos:

  • Episódio 1 – Remetente e Destinatário;
  • Episódio 2 – Local e Data;
  • Episódio 3 – Propósito e Conteúdo;
  • Episódio 4 – Aplicações.
Neste primeiro episódio, veremos informações sobre o remetente e o destinatário desta epístola.
Remetente

O remetente é aquele que escreve a carta, neste caso o remetente foi o apóstolo Paulo que nas primeiras linhas da epístola se apresenta da seguinte forma: “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo…” (1.1).

Dessa forma se evidencia a autoria paulina dessa epístola. Portanto, apesar das tentativas de teólogos liberais de desacreditarem a autoria paulina das epístolas pastorais, não há razões para duvidar de que tenha sido o próprio apóstolo Paulo quem escreveu essa epístola. Além da declaração inicial, evidências internas e externas apontam para a autoria de Paulo.

Ao que parece, Paulo escreveu a Epístola a Tito quando estava na cidade de Nicópolis ou a caminho dela, como se deduz de Tito 3.12, onde se lê: “Quando te enviar Ártemas ou Tíquico, apressa-te a vir até Nicópolis ao meu encontro Estou resolvido a passar o inverno ali.”

As razões porque Paulo escreveu essa epístola serão vistas nos próximos episódios.

Destinatário

No versículo 4, se lê: “… a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum” (1.4).

Portanto, essa epístola de Paulo foi destinada a Tito. Mas quem foi Tito?

Tito foi um dos cooperadores do apóstolo Paulo, provavelmente um dos convertidos através do ministério do apóstolo Paulo, como se depreende da expressão “verdadeiro filho, segundo a fé comum” (1.4). No entanto, não sabemos porque, seu nome não aparece no livro de Atos, como se poderia esperar.

Mas o nome Tito aparece em outros livros do Novo Testamento, e os estudiosos entendem que se trata da mesma pessoa.

Por exemplo, em Gálatas 2.1-3, onde o apóstolo Paulo descrevendo o que aconteceu depois de sua conversão, nos diz: “Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito. Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão. Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.

Assim, somos informados:

  • Primeiro, que Tito era grego;
  • Segundo, que Tito esteve com Paulo no concílio em Jerusalém. Isso se encaixa com Atos 15.2, que menciona que além de Paulo e Barnabé outros haviam sido enviados a Jerusalém. Provavelmente Tito está entre esses outros.

Já em 2 Coríntios, o nome de Tito aparece nove vezes (2.13; 7.6,13,14; 8.6,16,23; 12.18). A partir desses textos aprendemos que Paulo se refere a Tito:

  • Como um irmão (2Co 2.13);
  • E como companheiro e cooperador (2Co 8.23).

Além disso, descobrimos que provavelmente foi Tito quem levou a Primeira Epístola aos Coríntios, e que ele esteve envolvido na questão da coleta para os pobres em Jerusalém. Segundo os estudiosos possivelmente Tito também foi o portador da Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios.

Portanto, apesar de não termos todos os detalhes sobre Tito, mas juntando as peças concluímos que Tito era um homem grego que foi convertido através do ministério de Paulo e que Tito tornou-se um companheiro e cooperador de Paulo em seu ministério. Um homem a quem foram dadas missões difíceis como representar Paulo junto à Igreja em Corinto.

Tito não era um pastor no sentido de ser um ministro de uma igreja local, mas era um representante apostólico a quem eram dadas missões específicas, assim como Timóteo. E uma vez que a epístola trata sobre o trabalho de Tito nessa qualidade de representante de Paulo junto as igrejas em Creta, e que na epístola são tratados assuntos pastorais, a Epístola de Paulo a Tito consta entre as epístolas pastorais.

É portanto, uma Epístola pessoal, direcionada a Tito. Mas como veremos nos próximos episódios visava também as igrejas em Creta.

Em resumo podemos dizer que Tito era um homem em quem Paulo confiava, um homem que amava a igreja e ao Senhor. Um homem capaz de lidar com situações difíceis. E por isso mesmo, estava cumprindo essa missão em Creta.

Encerramos assim este nosso primeiro episódio, no qual ouvimos que Paulo foi o remetente dessa epístola e no qual também ouvimos algumas informações sobre Tito, o homem a quem a epístola foi destinada.

No próximo episódio veremos questões ligadas ao local e à data dessa epístola.

Lembro que o áudio e o texto dos episódios serão disponibilizados no site: elienaibatista.com.

Até o próximo episódio e que o Senhor lhe conceda graça, misericórdia e paz.


Edição de áudio: Abner F. B. Batista.

Pr. Elienai B. Batista

Ministro da Palavra e dos Sacramentos atualmente trabalhando em um projeto missionário ligado ao Centro de Literatura Reformada (CLIRE), e na plantação de uma Igreja Reformada em Paulista – PE.

Related posts
Leave a reply