Sobre

Este site tem como objetivo oferecer recursos, principalmente em áudio, sobre a fé, a cosmovisão e a piedade reformada.

Recent tags

Propósito e Conteúdo [Episódio 3]

Olá seja bem-vindo!

Eu sou o pastor Elienai Batista, e este é o terceiro áudio de uma série de quatro, nos quais estou apresentando uma pequena introdução à epístola de Paulo a Tito.

Se você ainda não ouviu os episódios 1 e 2, eu o encorajo a acessar o site elienaibatista.com para ouvi-lo.

Neste terceiro episódio, veremos informações sobre o propósito e o conteúdo da Epístola de Paulo a Tito.

Propósito

Ao ler essa epístola, podemos perceber que seu propósito está ligado a duas questões:

Primeira, Paulo deseja encontrar-se com Tito. Portanto, a carta tem o propósito de convocar Tito para este encontro que deveria ocorrer em Nicópolis (3.12).

Segunda questão, Paulo deseja dar a Tito certas instruções relacionadas com as igrejas em Creta. Instruções essas, que Tito deveria colocar em prática antes de ir ao encontro de Paulo.

O contexto, como já observamos nos episódios anteriores, foi que Paulo deixou Tito em Creta para cuidar das coisas restantes no que diz respeito à plantação de igrejas em Creta.

Essas igrejas eram constituídas de judeus e gentios, o que se depreende de Tito 1.10. E possuíam membros de diferentes idades e classes sociais, o que se deduz de Tito 2.1-10.

No cumprimento dessa tarefa de concluir o trabalho que Paulo iniciara, Tito estava enfrentando a oposição de falsos mestres que haviam surgido ou se infiltrado nas igrejas em Creta. Não sabemos os detalhes dos erros ensinados por eles, mas estavam ligados a certos elementos judaicos como se percebe em Tito 1.10, onde se lê:

Porque existem muitos insubordinados palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.

No v. 14 do mesmo capítulo, se faz menção das fábulas judaicas.

É possível, como dizem alguns estudiosos, que alguns desses hereges, que eram homens ímpios, estavam procurando assumir uma posição como presbíteros da igreja.

Diante disso, Paulo orienta Tito para que comece seu trabalho de colocar as coisas em ordem por meio de promover na igreja a eleição de presbíteros (bispos) qualificados em cada cidade.

Além disso, Tito deveria ensinar aos membros das igrejas em Creta sobre como viver em harmonia com o evangelho que confessavam. Uma vez que a graça de Deus lhes havia alcançado e que eram salvos em Cristo, como isso mudaria suas vidas em relação aos demais cretenses?

Dessa forma não só os presbíteros que deveriam ser escolhidos estariam em contraste com os falsos mestres, mas também todos os membros da igreja que estivessem vivendo de acordo com a graça de Deus.

Percebe-se assim, que apesar de encontrarmos instruções doutrinárias nessa epístola, há nela uma forte ênfase nas exortações. Dessa forma, a Epístola a Tito, nos lembra que há um vínculo estreito entre a fé dos eleitos de Deus, o pleno conhecimento da verdade e a piedade (1.1).

Vale também ressaltar que apesar de a epístola ser dirigida a Tito, ela também visava demonstrar às igrejas em Creta, que Tito estava agindo como um representante de Paulo. E que portanto as igrejas deveriam apoiá-lo.

Agora que temos uma ideia de que o propósito de Paulo com essa epístola foi de convocar Tito para encontrá-lo em Nicópolis e também dar a Tito diretrizes sobre como realizar seu trabalho junto às igrejas em Creta podemos nos voltar para o nosso próximo assunto:

Conteúdo

O conteúdo desta epístola está relacionado com o que acabamos de ouvir sobre o propósito da epístola.

Os estudiosos sugerem diferentes esboços da epístola, e o esboço que aqui apresento se aproxima mais do esboço sugerido por William Hendriksen em seu comentário das Epístolas Pastorais.

Podemos resumir o ensino de Tito sob o seguinte tema: Nesta epístola o apóstolo Paulo oferece a Tito instruções sobre como promover a fé que é dos eleitos de Deus no pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade.

No capítulo 1, essas instruções estão relacionadas com a vida congregacional.

No capítulo 1.1-4, temos uma saudação do apóstolo (que é uma das maiores), essa saudação serve para indicar às igrejas em Creta a autoridade e o objetivo do ministério de Paulo e daquele que o representava em Creta, isto é, Tito. Quanto a isso, entende-se que a epístola deveria ser lida não somente por Tito, mas também na igreja.

No capítulo 1.5-9, são apresentadas as qualificações necessárias para aqueles que deveriam servir como bispos na igreja. Observe que colocar as coisas em ordem começa com a eleição de presbíteros qualificados.

No capítulo 1.10-16, é dito que os falsos mestres, que em contraste com os presbíteros, são desqualificados, devem ser repreendidos.

No capítulo 2, as instruções estão relacionadas com a vida familiar e individual.

Nos versículos de 1-10, são apresentadas as formas como diferentes grupos na igreja podem adornar a doutrina de Deus, seu Salvador. Nessa parte se faz referência a homens mais velhos, mulheres mais velhas, mulheres mais novas homens mais novos e aos servos.

No capítulo 2.11-15, as razões para esses diferentes grupos viverem de forma piedosa são apresentadas. A graça de Deus se manifestou salvadora a todos, por isso, todos devem viver de forma a adornar a doutrina de Deus que é o nosso Salvador, enquanto aguardam a volta gloriosa de Cristo.

No capítulo 3, as instruções estão relacionadas com a vida social (pública).

Nos versículos 1-11, aprendemos que devemos obedecer as autoridades e praticar boas obras enquanto discussões tolas devem ser evitadas.

No capítulo 3.12-15, o apóstolo menciona instruções finais.

Portanto, o propósito e o conteúdo da Epístola de Paulo a Tito, apontam para o fruto da verdade em nossas vidas, a piedade.

No próximo episódio, que será o último, veremos algumas das aplicações da Epístola de Paulo a Tito para nós em pleno século 21.

Lembro que o áudio e o texto de todos os episódios são disponibilizados no site: elienaibatista.com.

Até o próximo episódio e que o Senhor lhe conceda graça, misericórdia e paz.


Edição de áudio: Abner F. B. Batista.

Pr. Elienai B. Batista

Ministro da Palavra e dos Sacramentos atualmente trabalhando em um projeto missionário ligado ao Centro de Literatura Reformada (CLIRE), e na plantação de uma Igreja Reformada em Paulista – PE.

Related posts
Leave a reply