Sobre

Este site tem como objetivo oferecer recursos, principalmente em áudio, sobre a fé, a cosmovisão e a piedade reformada.

Recent tags

Aplicações na Epístola a Tito [Episódio 4]

Aplicações na Epístola a Tito [Episódio 4]

Olá seja bem-vindo!

Eu sou o pastor Elienai Batista, e este é o quarto e último episódio da série em áudio na qual estou apresentando uma pequena introdução à epístola de Paulo a Tito.

Se você ainda não ouviu os primeiros episódios, eu o encorajo a acessar o site elienaibatista.com para ouvi-los.

Até aqui já ouvimos sobre o remetente, o destinatário, o local, a data, o propósito e o conteúdo desta epístola.

Eu quero concluir essa pequena série apresentado a vocês, principalmente aqueles ouvirão as pregações que serão ministradas na Igreja Reformada em Paulista, algumas questões para as quais devemos prestar atenção. Isso vale para os que estiverem lendo a epístola, e para aqueles que ouvirão as pregações.

Ao nos aproximarmos da Epístola de Paulo a Tito, devemos buscar não só uma compreensão do que ela significou para Tito e as igrejas em Creta, mas também o que significa para nós cristãos do século 21.

Devemos nos perguntar quais são as contribuições dessa epístola para a nossa igreja. Para ajudar nessa procura me permitam destacar algumas dessas contribuições.

A primeira contribuição se refere ao fato de que essa epístola nos lembra da íntima relação entre o conhecimento da verdade e a vida de piedade. Portanto, na medida em que estivermos lendo ou ouvindo as pregações devemos nos perguntar se temos crescido no pleno conhecimento da verdade, e se este crescimento tem como resultado uma forma de viver mais piedosa.

A segunda contribuição se refere a importância dos presbíteros para a vida da igreja local. O trabalho de Tito de colocar as coisas restantes em ordem deveria começar pela eleição de presbíteros em cada cidade (igreja). É importante notar que os presbíteros devem ser escolhidos pela igreja, tendo como critério as qualificações bíblicas apresentadas na epístola. Essas qualificações estão relacionadas ao caráter do homem e devem ser na verdade, qualificações que devem ser vistas em todos os homens da igreja. Ao ouvirmos as pregações devemos nos perguntar, que tipo de homem eu sou? Quais os riscos de uma igreja escolher homens desqualificados?

A terceira contribuição está no fato de que homens que ensinam o erro, e são desqualificados, devem ser repreendidos. Há uma relação aqui entre o erro doutrinário e a falta de piedade. Portanto, é estranho quando uma igreja tem homens que dizem confessar a verdadeira fé, e que ao mesmo tempo não são piedosos, sendo assim desqualificados para o ofício. Ao ouvir as pregações devemos nos perguntar, o que está errado quando isso acontece? A doutrina errada deve ser repreendida, e a vida errada também?

A quarta contribuição está no fato de percebermos que a piedade deve ser refletida nos diversos relacionamentos tanto na família como na igreja. Todos, homens e mulheres, os mais jovens e os mais novos, e de diferentes classes sociais, todos os que foram alcançados pela graça de Cristo e aguardam sua vinda gloriosa devem renegar a impiedade e as paixões mundanas, e viver de forma sensata justa e piedosa. No entanto, devemos lembrar que v de forma piedosa é uma obra da graça. Portanto, devemos nos perguntar se temos sido alcançados pela graça e se isso pode ser percebido em nossas vidas.

A quinta contribuição está no fato de percebermos que a piedade deve ser refletida também nos relacionamentos com o governo e a sociedade à nossa volta. Somos chamados a refletir a graça de Deus nos submetendo às autoridades e praticando boas obras. Devemos nos perguntar sobre nosso relacionamento com as autoridades e sobre o nosso serviço na sociedade na qual vivemos.

A sexta contribuição está no fato de que o apego à verdade e a vida de piedade são condizentes com um afastamento das discussões insensatas. Discussões inúteis e tolas, não são conforme a verdade e a piedade. Onde está o nosso foco, em conhecer a verdade e vivenciá-la, ou somos movidos por curiosidade e contenda?
Espero que essas observações sejam úteis quando você estiver lendo a Epístola de Paulo a Tito, e que sejam úteis àqueles que ouvirão a série de pregações que permitindo o Senhor, ministrarei na Igreja Reformada em Paulista.

Agradeço a todos que acompanharam a série até este último episódio, e lembro que o áudio e o texto dos episódios anteriores está disponível no site: elienaibatista.com.

Encerro encorajando você a acompanhar a próxima série: Lendo a Epístola a Tito com Lutero e Calvino.

Que o Senhor te conceda crescimento no pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade.


Edição de áudio: Abner F. B. Batista.

Pr. Elienai B. Batista

Ministro da Palavra e dos Sacramentos atualmente trabalhando em um projeto missionário ligado ao Centro de Literatura Reformada (CLIRE), e na plantação de uma Igreja Reformada em Paulista – PE.

Related posts
Leave a reply