Sobre

Este site tem como objetivo oferecer recursos, principalmente em áudio, sobre a fé, a cosmovisão e a piedade reformada.

Recent tags

Introdução à obra de Lutero sobre a Epístola a Tito [Episódio 1]

teste
Introdução à obra de Lutero sobre a Epístola a Tito [Episódio 1]

Olá seja bem-vindo, eu sou o pastor Elienai Batista, e esta é a série: Lendo a Epístola a Tito com Lutero e Calvino.

Se você ainda não ouviu o episódio de apresentação desta série, visite o site elienaibatista.com para fazê-lo antes de prosseguir.

Este é o episódio 1 – Introdução ao comentário de Lutero.

O título da obra de Lutero que pretendo usar nesta série, é: Anotações de Lutero sobre a Epístola de Paulo a Tito. Uma obra que está no Volume 10, da Coleção: Martinho Lutero – Obras Selecionadas. Uma coleção publicada pelas editoras Sinodal e Concórdia.

Originalmente essa obra tem sua origem numa série de preleções de Lutero na Universidade de Wittenberg entre 11 de novembro e 11 de dezembro de 1527.

Um fato importante sobre a ocasião dessas preleções é que foram proferidas quando havia uma incidência da peste na região de Wittenberg.
Isso fez com que alunos e professores da Universidade de Wittenberg saíssem da cidade a fim de evitar o contágio.

O príncipe queria que Lutero fizesse o mesmo, mas Lutero julgou ser sua responsabilidade continuar na cidade, tanto para ensinar na universidade, como para pregar, e mesmo com a morte de pessoas próximas a Lutero ele permaneceu dedicando-se a visitação e ao acompanhamento de enfermos e moribundos. Percebemos assim, um pouco do coração pastoral de Lutero.

Essas preleções também foram ministradas no contexto da multiplicação de seitas na Alemanha.

E uma vez que Paulo na Epístola a Tito fala contra os hereges, Lutero aproveita para atacar os hereges dos seus dias, que ele denominava de entusiastas e sacramentários. Isso nos ajuda a entender um pouco sobre os embates de Lutero com aqueles que ele considerou como hereges.

Essas preleções chegaram até nós graças à instrumentalidade de um homem chamado Jorge Rorer. Desde que chegara a Wittenberg em 1522, Jorge anotava as prédicas de Lutero, algo que ele fez até a morte do reformador. Em 1525 Jorge foi ordenado diácono na Igreja paroquial de Wittenberg e ficou responsável por anotar, editar e colocar à disposição dos editores suas notas taquigráficas. Além disso, ele era responsável com mais dois homens, de corrigir toda produção literária de Lutero.

Em 1527 a peste vitimou sua esposa, mas ele continuou com Lutero em Wittenberg.

Jorge Rorer é reconhecido como um dos principais colaboradores da Reforma, uma vez que foi por seu serviço que chegaram até nós uma parte significativa do legado literário de Lutero.

Assim percebemos como pessoas que são pouco conhecidas, deram sua contribuição à Reforma, usando seus dons conforme Deus lhes concedeu.

Sempre precisamos de homens como Lutero. Mas também precisamos de pessoas como Rorer, pessoas que usam seus dons para promover a causa da Verdade. Pessoas que passarão pela história quase que anônimas, mas mesmo assim terão cumprido a vocação para a qual Deus lhes chamou com fidelidade tal, que Deus usa isso para o avanço do Seu reino.

Em dias em que todos querem ser mestres, você tem disposição para executar tarefas mais humildes, usando seus dons para promover a causa da Verdade? Você procura ajudar aqueles que assim como Lutero receberam o encargo de proclamar a Palavra de Deus? Pense sobre isso.

Agora vejamos algumas questões que encontramos na introdução de Lutero à Epístola de Paulo a Tito.

No início de sua prédica Lutero menciona que uma vez que havia terminado sua série de prédicas na Epístola de João, era necessário agora seguir através de outra série.

Lutero nos diz isso, chamando nossa atenção para o fato de que devemos nos exercitar na piedade, e então ele diz:

É obra suprema da piedade meditar sobre a Palavra de Deus, de sorte que nos instruamos e nos exortemos mutuamente.

A seguir Lutero nos apresenta uma breve introdução a Epístola de Paulo a Tito. Nessa introdução Lutero chama nossa atenção para os seguintes pontos:

Primeiro ponto, Tito é uma epístola breve, quase que como um resumo de outras epístolas.

Segundo ponto, Paulo é um mestre que geralmente cumpre a sua tarefa por meio de duas funções: ensinando e exortando.

Provavelmente você já percebeu isso nas epístolas de Paulo. Por exemplo, em Romanos do capítulo 1 ao 11 temos principalmente ensino, doutrina. Do capítulo 12 em diante, temos exortações.

Ao mencionar que Paulo em seus escritos mescla doutrina e exortações, Lutero deseja apresentar esse modelo como um modelo para os mestres cristãos.

A esse respeito Lutero nos diz:

Verdadeiro mestre é aquele que ensina e exorta: ao ensinar, transmite o conteúdo da fé no qual se deve crer; ao exortar, ensina o que se deve praticar. Desse modo, ele ensina a fé através da doutrina e instrui para a vida através da exortação.

Lutero descreve a Epístola a Tito como epístola que apesar de conter doutrina, é essencialmente uma epístola exortativa.

Estes são em, resumo os pontos que encontramos na introdução de Lutero a Epístola a Tito: 1) Tito é uma epístola uma breve; 2) Tito é uma epístola exortativa.

Eu quero concluir chamando sua atenção para o fato de que é responsabilidade daqueles a quem Deus chamou para proclamar Sua Palavra, isto é, os ministros da Palavra, não somente ensinar a doutrina através da qual se aprende o conteúdo da fé, mas igualmente instruir para a vida, através das exortações.

Ministros fiéis, ensinam e exortam. Isso quer dizer que devem ter não só uma mente treinada e uma língua hábil para proclamar a verdade, mas igualmente um coração sincero, amoroso e pastoral. Na internet, você achará muitas pessoas que querem ser mestres, mas poucas que foram chamadas para pastorear. Então cuidado, com aqueles que estão prontos para defender a verdade, mas ao mesmo tempo não mostram um coração pastoral.

Por isso, um dos meus conselhos àqueles que estão começando a conhecer a fé reformada, é que façam isso no contexto de uma igreja fiel. Onde você possa ser pastoreado. Onde você será encorajado a crescer no pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Tt 1.1).

Cuidado para não juntar-se àqueles, que aparentando amor a verdade tudo que fazem é encher o coração de orgulho e promover contendas enquanto estudam teologia. Na internet se parecem com os reformadores, mas na vida são como aqueles denunciados por Paulo em Tito 1.16; “No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras.”

Que o Senhor nos ajude para não seguirmos pelo caminho daqueles que parecem querer a instrução, mas não aceitam as exortações.

Lembro a você que os episódios da série, com o áudio e o texto, estão disponíveis no site: elienaibatista.com.

Espero encontrar você no episódio 2, no qual teremos uma introdução ao comentário de João Calvino à Epístola de Paulo a Tito.

Até lá! E que o Senhor te conceda graça, misericórdia e paz!

Edição de áudio: Abner F. B. Batista.

Pr. Elienai B. Batista

Ministro da Palavra e dos Sacramentos atualmente trabalhando em um projeto missionário ligado ao Centro de Literatura Reformada (CLIRE), e na plantação de uma Igreja Reformada em Paulista – PE.

Related posts
Leave a reply