Sobre

Este site tem como objetivo oferecer recursos, principalmente em áudio, sobre a fé, a cosmovisão e a piedade reformada.

Recent tags

Lição 1: O que é um catecismo e como usá-lo

Lição 1: O que é um catecismo e como usá-lo

Olá Débora, seja bem-vinda à nossa primeira lição.

Espero que você esteja animada, e com um coração manso e humilde para receber instrução da Palavra de Deus.

Oração.

Débora, antes de iniciarmos nosso estudo no Catecismo de Heidelberg, eu preciso utilizar algumas lições para apresentar algumas questões sobre a história e a estrutura do Catecismo de Heidelberg. Espero que isso nos ajudará em nosso estudo.

Nessa primeira lição, falarei brevemente sobre: O que é um catecismo e como usá-lo.

Em primeiro lugar, eu quero recomendar que você faça também um outro curso que serve como introdução aos nossos estudos no Catecismo de Heidelberg. Me refiro ao curso Introdução à Catequese. As primeiras lições deste curso, com áudio, texto e questionário já estão disponíveis no site elienaibatista.com. E agora que estou ministrando essas aulas a você, eu vou me esforçar para concluir a gravação das lições restantes.

No curso Introdução à Catequese eu explico o que é a catequese e o que é um catecismo. E eu espero que você ouças as lições deste curso para obter uma explicação mais detalhada.

Mas no momento, eu quero mencionar que se você disser a alguém que está estudando o Catecismo de Heidelberg, provavelmente a pessoa pensará que você está indo à Igreja Católica Romana.

Isso acontece porque a maioria das pessoas não conhece a história da igreja e tão pouco o significado da palavra “catecismo”. A palavra catecismo vem de um verbo grego que encontramos no Novo Testamento e que literalmente significa “produzir um som alto, ressoar alguma coisa”. A partir desse sentido, o termo começou a ser usado na literatura bíblica com o sentido de “instruir com palavras, instruir oralmente”. Como você verá no curso Introdução à Catequese, este termo aparece em diversas, passagens bíblicas.

Mas agora quero chamar sua atenção apenas para Gálatas 6.6, onde se lê:

Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.

Assim sendo, podemos dizer que um catecismo nada mais é do que uma ferramenta de ensino especialmente projetada para a instrução oral na Palavra de Deus.

Portanto, o Catecismo não é um substituto à Escritura, mas uma ferramenta, um recurso, no qual encontramos de forma organizada um resumo do evangelho, uma síntese de tudo aquilo que um cristão deve crer. Assim como muitas igrejas usam uma revista de Escola Dominical como uma ferramenta para estudar a Escritura, as Igrejas Reformadas usam seu catecismo.

Este resumo do evangelho, para fins didáticos, é apresentado por meio de perguntas e respostas. Vale lembrar que o Catecismo de Heidelberg tem sido usado não só na igreja, nas aulas de catequese, geralmente ministradas pelo ministro da Palavra, mas também pelos pais, que o utilizam para a instrução de seus filhos. Assim, o pastor, ou o pai, faz a pergunta, e aquele que está sendo instruído deve responder usando as palavras do catecismo. Gerações inteiras de cristãos memorizaram as respostas do catecismo quando ainda crianças. Infelizmente aqui no Brasil, ainda estamos engatinhando nessa questão. E obviamente não vou exigir isso de você, mas recomendo que leia e estude o quanto puder.

O Catecismo de Heidelberg tem 129 perguntas com suas respectivas respostas. Aqui em nossas lições, eu farei a pergunta e espero que você estando com o Catecismo em mãos possa respondê-las juntamente comigo.

Por exemplo, eu farei a pergunta de número 8:
Débora: Mas, somos tão corruptos que não somos capazes de fazer bem algum e somos inclinados a todo o mal?

Então você unirá sua voz à minha, respondendo:
Sim, a menos que sejamos gerados novamente pelo Espírito de Deus.

Débora, se você ainda não tem o Catecismo de Heidelberg e deseja o livro físico, pode adquiri-lo na loja do CLIRE em loja.clire.org, onde você encontrará As Três Formas de Unidade. Se preferir o formato digital, pode comprá-lo na Amazon Brasil. É só procurar por Catecismo de Heidelberg.

Na internet recomendo o site igrejasreformadasdobrasil.org. Lá você encontrará o texto integral do Catecismo de Heidelberg.

Existem outras versões do Catecismo na internet, mas recomendo que você use a mesma versão que estou utilizando.

Também quero destacar que estudaremos o catecismo, mas cientes de que o objetivo do catecismo é nos conduzir à Palavra de Deus. Isso pode ser percebido, claramente em muitas das respostas que tão simplesmente citam as Escrituras. Por exemplo, a resposta à pergunta de número 18.
P.18. Mas, que Mediador é esse que é, ao mesmo tempo, Deus verdadeiro e homem verdadeiro e justo?
R. O nosso Senhor Jesus Cristo, “o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1Co 1.30).

Além disso, observe que nas respostas você sempre encontrará pequenos números, que indicam as referências bíblicas que fundamentam a resposta dada no catecismo.

Por exemplo, veja a pergunta e resposta de número 29.
P.29. Por que razão é o Filho de Deus chamado de Jesus, que quer dizer, Salvador?
R. Porque Ele nos salva de todos os nossos pecados,1 e porque em ninguém mais devemos buscar ou podemos encontrar salvação. 2

Note que na resposta você encontra o número 1, depois da palavra pecados, eu número 2, depois da palavra salvação.

Assim, para a afirmação: “Porque Ele nos salva de todos os nossos pecados”, temos Mateus 1.21 e Hebreus 7.25 como referências onde podemos encontrar o ensino bíblico a esse respeito.

A esses textos chamamos de “textos prova”, porque eles ensinam sobre as afirmações contidas nas respostas do catecismo.

Por isso, Débora, recomendo que cada vez que formos estudar, você tenha em mãos, sua Bíblia, uma cópia do Catecismo de Heidelberg, e um caderno para fazer suas anotações e registrar suas dúvidas.

Ore, leia a pergunta e resposta do Catecismo, se possível mais de uma vez, depois confira na Escritura os textos prova. Se tiver alguma dúvida anote.

Débora, encerro assim a nossa primeira lição, destacando que na segunda lição falarei sobre: A época em que o Catecismo de Heidelberg foi escrito.

E se você em algum momento quiser baixar o áudio dessa e das demais lições, lembre-se que é só acessar o site: elienaibatista.com

Até lá a próxima lição! E que o Senhor te conceda graça, sabedoria e perseverança em seus estudos.

Ficha Técnica

Conteúdo e voz: Elienai B. Batista.
Edição de áudio: Abner F. B. Batista.

Dúvidas

Caso você tenha alguma dúvida sobre a pregação, pode usar o nosso grupo no Facebook para fazer sua pergunta. Porém, só responderei quando me for possível. Para isso, clique aqui e peça acesso ao grupo, escreva sua pergunta e link meu nome dentro do grupo. Quando puder responderei.

LiçõesTítuloDuraçãoTamanhoData
ApresentaçãoApresentação do Curso Estudos no Catecismo de Heidelberg.00:03:413,71 MB04/10/2017
Lição 001O que é um catecismo e como usá-lo.00:10:129,66 MB04/10/2017
Lição 002A época em que o Catecismo de Heidelberg foi escrito.00:10:319,94 MB05/10/2017
Lição 003O lugar em que o Catecismo de Heidelberg foi escrito.00:11:2410,7 MB16/10/2017
Lição 004A autoria e data do Catecismo de Heidelberg.00:10:089,62 MB18/10/2017
Lição 005Os objetivos do Catecismo de Heidelberg.00:09:188,85 MB20/10/2017
Lição 006A estrutura do Catecismo de Heidelberg.
Lição 007O esboço do Catecismo de Heidelberg.
Lição 008As características do Catecismo de Heidelberg.
Compartilhe!
Pr. Elienai B. Batista

Elienai B. Batista

Verbi Dei Minister

Ministro da Palavra e dos Sacramentos atualmente trabalhando em um projeto missionário ligado ao Centro de Literatura Reformada (CLIRE), e na plantação de uma Igreja Reformada em Paulista – PE.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 16 outros assinantes

Pr. Elienai B. Batista

Ministro da Palavra e dos Sacramentos atualmente trabalhando em um projeto missionário ligado ao Centro de Literatura Reformada (CLIRE), e na plantação de uma Igreja Reformada em Paulista – PE.

Related posts
Leave a reply