Sobre

Este site tem como objetivo oferecer recursos, principalmente em áudio, sobre a fé, a cosmovisão e a piedade reformada.

Recent tags

Lição 3 – O conteúdo da catequese [CAT-101]

Lição 3 – O conteúdo da catequese [CAT-101]

Olá seja bem-vindo, eu sou o pastor Elienai Batista, e este é o curso: Introdução à catequese.

Esta é a lição de número 3, e nela veremos: O conteúdo da catequese.

Na lição anterior, observamos que a catequese foi uma prática antiga da igreja, trazida de volta pela Reforma. Agora veremos o que era ensinado na catequese.

Desde cedo, a Igreja de Cristo entendeu que as questões mais básicas que todo cristão deveria conhecer, compreender, crer e confessar, eram: o Credo, os Dez Mandamentos e a Oração do Senhor.

Os reformadores seguiram por este mesmo caminho. Por isso, Martinho Lutero em seu Catecismo Maior e em seu Catecismo Menor (publicados em 1529), tratou desses mesmos assuntos, acrescentando no Catecismo Maior, o ensino sobre os sacramentos.

Sobre esse conteúdo, Martinho Lutero escreveu:

Não conheço instrução ou orientação melhor e mais simples do que aquela que foi estabelecida desde o início da cristandade e que até agora assim permanece, qual seja, os três pontos: os Dez Mandamentos, o Credo e o Pai Nosso.

João Calvino, por sua vez, na primeira edição das Institutas da Religião Cristã, publicada em 1536, seguiu a mesma estrutura do Catecismo Maior de Lutero. Essa primeira edição das Institutas continha 6 capítulos que tratavam sobre os seguintes assuntos: os Dez Mandamentos, o Credo dos Apóstolos, a Oração do Senhor, os Sacramentos, os falsos sacramentos e a liberdade de um cristão.

Muitos catecismos da época da Reforma seguiram essa mesma estrutura do Catecismo de Lutero, como por exemplo o Catecismo de Heidelberg.

Isso quer dizer que para as igrejas nascidas na Reforma, tanto aqueles que desejavam tornar-se membros da igreja, quanto os filhos da aliança que ainda não haviam feito sua profissão de fé, precisavam conhecer pelo menos esses quatro tópicos principais que são encontrados no Catecismo de Heidelberg.

Em primeiro lugar, os catecúmenos deveriam conhecer o Credo Apostólico, através do qual eram instruídos nas verdades básicas da fé cristã.

Em segundo lugar, os catecúmenos deveriam conhecer os sacramentos, assim recebiam instrução sobre a adoração.

Em terceiro lugar, os catecúmenos deveriam conhecer os Dez Mandamentos, dessa forma eram instruídos a respeito do comportamento cristão. Em outras palavras, como deveriam viver em gratidão pela salvação recebida inteiramente pela graça.

E por fim, os catecúmenos deveriam conhecer a Oração do Senhor, através da qual aprenderiam a orar corretamente.

Para Lutero, dessa forma aqueles que querem se tornar cristãos são orientados sobre o que devem crer, saber, fazer e deixar de fazer no cristianismo.

Portanto, ao explicar esses elementos básicos, o Catecismo se apresenta como um resumo da fé cristã. Um resumo que todo cristão necessariamente deve conhecer.

Falando sobre essas partes (o Credo, os Dez Mandamentos e a Oração do Senhor), Lutero escreveu no prefácio do Catecismo Maior:

Ficamos nisso até que jovens e velho, quantos queiram chamar-se e ser considerados cristãos, estejam bem treinados nelas e com elas familiarizados.

Para isso, Lutero propõe a seguinte estratégia:

  • Em primeiro lugar a memorização, do Credo Apostólico, dos Dez Mandamentos e da Oração do Senhor, palavra por palavra;
  • Em segundo lugar a compreensão. Através do catecismo os catecúmenos podem aprender o sentido daquilo que memorizaram.
  • Em terceiro lugar o aprofundamento. Cavando mais fundo para compreender as implicações do que se confessa.

E isso é útil não só para o início da caminhada cristã, mas por toda vida. Pois se torna um subsídio para as devoções, e uma arma contra a carne, o mundo e o diabo.

O próprio Lutero, sendo um doutor, disse que tinha de permanecer aluno do catecismo, no sentido de que diariamente precisava voltar ao Credo Apostólico, aos Dez Mandamentos e à Oração do Senhor para ler, recitar, meditar e orar.

Portanto, à luz do que acabamos de ver, concluímos que um jovem que deseja professar sua fé, ou um adulto que deseja ser recebido como membro por meio da pública declaração de fé, deve receber instrução a fim de que possa conhecer, compreender, crer e confessar os pontos rudimentares da fé cristã os quais encontramos no Credo Apostólico, no ensino sobre os sacramentos, nos Dez Mandamentos e na Oração do Senhor.

Conclusão:

  • A catequese está focada na instrução dos pontos fundamentais da fé cristã, a saber:
  • O Credo Apostólico – que é um resumo da doutrina cristã;
  • Os sacramentos – que nos ensinam sobre a adoração;
  • Os Dez Mandamentos – que nos ensinam sobre a ética cristã na vida de gratidão;
  • A Oração do Senhor – que nos ensina a orar e a viver piedosamente.

Dessa forma, crianças, jovens e adultos que desejam se tornar membros, são preparados através da catequese para se unirem à confissão e à vida da Igreja.

Encerro essa lição lembrando a você que o esboço da lição e o questionário se encontram no site elienaibatista.com.

Espero encontrá-lo novamente na lição 4, na qual falarei sobre importância da catequese.

Até lá! E que o Senhor te conceda graça, misericórdia e paz.

Dúvidas

Caso você tenha alguma dúvida sobre esta lição, pode usar o nosso grupo no Facebook para fazer sua pergunta. Porém, só responderei quando me for possível. Para isso, clique aqui e peça acesso ao grupo, escreva sua pergunta e link meu nome dentro do grupo. Quando puder responderei.

Ficha Técnica

Conteúdo e voz: Elienai B. Batista.
Edição de áudio: Abner F. B. Batista.

Bibliografia

BRUGGEN, J. van. Anotações ao Catecismo de Heidelberg. Tradução J. C. Dees.
LOPES, Augustus Nicodemus. Ensinar e aprender em Paulo. Fides Reformata XIII, no 2 (2008).
ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. Vida Nova.
CALVINO, João. Cartas de João Calvino. Cultura Cristã.
TRUEMAN, Carl. Imperativo Confessional. Editora Monergismo.
MCGRATH, Alister E. Teologia Sistemática, histórica e filosófica. Sheed Publicações
Regimento das Igrejas Reformadas do Brasil.
ROBERTSON, Palmer. Cristo dos Pactos.

Pr. Elienai B. Batista

Ministro da Palavra e dos Sacramentos atualmente trabalhando em um projeto missionário ligado ao Centro de Literatura Reformada (CLIRE), e na plantação de uma Igreja Reformada em Paulista – PE.

Related posts
There is 1 comment on this post
  1. Jefferson Sousa
    setembro 26, 2017, 6:15 pm

    Pastor, comecei a ouvir suas mensagens a pouco tempo, mas quero deixar aqui minha gratidão pelo seu excelente trabalho, e dizer que estou sendo muito edificado pelo conteúdo do mesmo, que o Senhor Jesus Cristo o abençoe, seu irmão em Cristo o sauda.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: